“A assistência técnica e extensão rural é papel do Estado, porque se deixar para as empresas elas vão atrás somente dos consumidores (produtores) que podem pagar.” – Dr. Ademir de Lucas ( ESALQ – USP )

Dessa vez entrevistamos o Dr. Ademir de Lucas, técnico de extensão rural no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ). Ademir, que é veterinário por formação, começou a tomar gosto pela extensão rural quando estava no curso técnico. Desde aquele período trabalhou com grandes e pequenos pecuaristas, começou a entender que o que ele estava fazendo não era extensão, mas sim difusão de conhecimento e que a verdadeira extensão rural era outra coisa.

Depois de passagens como professor na UNESP Jaboticabal e como extensionista na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Estado de São Paulo (CATI), ele ingressou no cargo que exerce até hoje. Após algumas experiências de sua carreira, Ademir viu que a Agricultura Familiar era uma classe que necessitava de sua atenção pela importância que ela possuía e possui para o país. Essa decisão foi contra toda a lógica institucionalizada no final dos anos 80 e durante os 90 em favor dos grandes produtores. Ao integrar a ESALQ, Ademir se tornou responsável por um projeto junto a agricultores familiares da Serra de São Pedro (SP), lá começam suas experiências mais duradouras com cooperativismo e agricultura familiar.

Como técnico de extensão rural na USP, Ademir desenvolveu e desenvolve diversos projetos envolvendo cooperativismo, agricultura familiar, agroecologia, extensão rural freireana e pesquisas científicas. Além disso, dá aula na disciplina de Sociologia e Extensão Rural e orienta três grupos de pesquisa e extensão no mesmo campus da USP em Piracicaba. Ademir é a prova de que não precisa ter um título de professor, tão cobiçado na comunidade acadêmica, para agir como educador e ator de desenvolvimento.

Segue abaixo dois podcasts gravados com ele. Um focado na sua vida profissional e nas suas idéias de agricultura e extensão rural, e o outro focado no seu relato de experiência participando na formação de duas cooperativas, a Cooperativa da agricultura familiar e agroecológica de Americana (SP) e a Cooperativa de Produtores Agropecuários do Município de São Pedro (SP).

 



'“A assistência técnica e extensão rural é papel do Estado, porque se deixar para as empresas elas vão atrás somente dos consumidores (produtores) que podem pagar.” – Dr. Ademir de Lucas ( ESALQ – USP )' não possui comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Quer compartilhar suas ideias?

Seu endereço de email não será publicado.

Notícias do Portal do Consumo Responsável