“Muitos jovens periféricos não tem uma visão muito boa referente ao mercado de trabalho que é colocado pra eles” – Alex Barcellos (Juvesol).

A conversa com o Alex aconteceu na Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, localizado no bairro do Cambuci em São Paulo. O Alex é educador e produtor cultural e faz parte de diversos grupos e redes, sendo uma delas a Juventude Economia Solidária (Juvesol). A Juvesol, segundo o entrevistado, surge para inserir os jovens no movimento de Economia Solidária e é uma rede que conecta os jovens que estão dentro do movimento e promover trocas de experiências. Essa rede, segundo o próprio Alex, “vem sobrevivendo, por conta da atual conjuntura política conservadora”. Ele encara a Economia Solidária como uma pirâmide, o qual primeiro trabalha a relação humana, a transformação social e a geração de trabalho e renda. “Através da Economia Solidária conseguimos atingir alguns jovens para que eles pudessem produzir seus sonhos”.

Um outro projeto que o Alex faz parte é no Campo Limpo, “onde tem o maior índice de genocídio da juventude preta, pobre e periférica”. Lá ele participa na organização do Festival Percurso (Periferia, Cultura em Rede Solidária), que esse ano teve sua terceira edição. No festival ele estima que de 10 a 15 mil pessoas circulam e 8 mil pessoas vão para acompanhas as principais atrações. Sobre o festival ele diz: “O festival é realizado em rede com diversos parceiros, a gente tenta inserir as pessoas do bairro de todas as maneiras pq potencializar o bairro é o que a gente sempre quer”. O festival com o propósito de exaltar a cultura periférica começou para as pessoas aprenderem a trabalhar em rede e entender o que é economia solidária. Para acompanhar na íntegra a entrevista escute o podcast abaixo.

 

 

 

 



'“Muitos jovens periféricos não tem uma visão muito boa referente ao mercado de trabalho que é colocado pra eles” – Alex Barcellos (Juvesol).' não possui comentários

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Quer compartilhar suas ideias?

Seu endereço de email não será publicado.

Notícias do Portal do Consumo Responsável