Consumo Responsável

“O consumidor responsável tem a consciência de que comprar não se reduz a um ato individual que o envolve apenas com seus desejos e gostos” – Maria Emilia Lisboa Pacheco, ex-Presidenta do CONSEA Nacional (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional)

  O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um órgão consultivo de assessoramento da Presidência da República, formado em 2/3 por representantes da sociedade civil e em 1/3 por representantes do governo federal. Trata-se de uma instância de concentração política e social e, como tal, constitui-se em espaço de articulação entre governo e sociedade, com o…

“A agricultura urbana sana problemas alimentares onde a comida não chega” – André Biazoti, coordenador no projeto “Cidades Comestíveis”

Conversamos dessa vez com o André Biazoti, do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA), coordenador do projeto Cidades Comestíveis e conselheiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) da cidade de São Paulo. O assunto com o André, que é antigo ativista das causas ambientais, foi sobre a agricultura urbana em São Paulo. Inicialmente…

É possível a vida sem os supermercados

Há tempos que surgem iniciativas que propõem uma alternativa de consumo frente às grandes redes de supermercado. No Chile, por exemplo, o governo está incentivando o comércio local de pequeno porte. Como aponta o Jornal Nexo, essa iniciativa do governo chileno ajuda a aquecer a economia e reforça laços sociais dentro dos bairros. O Serviço…

Revista Galileu fala sobre Grupos de Consumo Responsável

A gente não quer só comida. Contra o excesso de industrialização dos alimentos, consumidores ativistas arrendam terras, compram sementes e viram sócios de agricultores. Conheça o progressismo culinário. por Rafael Tonon Se todo comportamento social hegemônico dá origem a uma contracultura, com a alimentação não seria diferente. Excesso de industrialização, monocultura e logística que não…

O ato de consumir como um ato político

Em entrevista à Agência, a economista Thais Mascarenhas, do Instituto Kairós, explica o que são Grupos de Consumo Responsável e de que forma o ato de consumir pode provocar mudanças nas relações de produção e contribuir para a construção de um mundo mais sustentável Por Joel Santos Guimarães São Paulo – A sociedade brasileira, na…

Notícias do Portal do Consumo Responsável