Alimentação

“O consumidor responsável tem a consciência de que comprar não se reduz a um ato individual que o envolve apenas com seus desejos e gostos” – Maria Emilia Lisboa Pacheco, ex-Presidenta do CONSEA Nacional (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional)

  O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um órgão consultivo de assessoramento da Presidência da República, formado em 2/3 por representantes da sociedade civil e em 1/3 por representantes do governo federal. Trata-se de uma instância de concentração política e social e, como tal, constitui-se em espaço de articulação entre governo e sociedade, com o…

“A agricultura urbana sana problemas alimentares onde a comida não chega” – André Biazoti, coordenador no projeto “Cidades Comestíveis”

Conversamos dessa vez com o André Biazoti, do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA), coordenador do projeto Cidades Comestíveis e conselheiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) da cidade de São Paulo. O assunto com o André, que é antigo ativista das causas ambientais, foi sobre a agricultura urbana em São Paulo. Inicialmente…

Cooperativa do MST se torna mantenedora de sementes agroecológicas

A Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra), responsável pela marca Bionatur, aprovou na última semana junto ao Registro Nacional de Cultivares do Ministério da Agricultura (Mapa) a condição de mantenedora de sete variedades de hortaliças: repolho louco de verão, couve manteiga da Geórgia, BRS tortéi, rúcula cultivada, moranga de mesa, abobrinha de tronco redonda…

Conheça restaurantes orgânicos em São Paulo

A relação entre agroecologia e gastronomia vem se estreitando a cada dia. Orgânicos no Prato é um projeto do Instituto Kairós que busca mapear todos os restaurantes de São Paulo que possuem ingredientes orgânicos. O intuito é aproximar  restaurantes que utilizam orgânicos em seus cardápios com agricultores da cidade, na tentativa de estimular parcerias para…

Revista Galileu fala sobre Grupos de Consumo Responsável

A gente não quer só comida. Contra o excesso de industrialização dos alimentos, consumidores ativistas arrendam terras, compram sementes e viram sócios de agricultores. Conheça o progressismo culinário. por Rafael Tonon Se todo comportamento social hegemônico dá origem a uma contracultura, com a alimentação não seria diferente. Excesso de industrialização, monocultura e logística que não…

A produção de alimentos está afastada do consumo

O Globo/Razão Social, 08/10/2011 Entrevista com Renato Maluf por Amelia Gonzalez O telefone toca durante a entrevista e Renato Maluf dialoga em inglês com a pessoa que está do outro lado da linha. Quando desliga, comenta: “Era alguém de uma rede social querendo fazer contato conosco. O Brasil hoje tem um papel importante no cenário…

Notícias do Portal do Consumo Responsável