Políticas públicas

“A assistência técnica e extensão rural é papel do Estado, porque se deixar para as empresas elas vão atrás somente dos consumidores (produtores) que podem pagar.” – Dr. Ademir de Lucas ( ESALQ – USP )

Dessa vez entrevistamos o Dr. Ademir de Lucas, técnico de extensão rural no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ). Ademir, que é veterinário por formação, começou a tomar gosto pela extensão rural quando estava no curso técnico. Desde aquele período trabalhou…

“O consumidor responsável tem a consciência de que comprar não se reduz a um ato individual que o envolve apenas com seus desejos e gostos” – Maria Emilia Lisboa Pacheco, ex-Presidenta do CONSEA Nacional (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional)

  O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um órgão consultivo de assessoramento da Presidência da República, formado em 2/3 por representantes da sociedade civil e em 1/3 por representantes do governo federal. Trata-se de uma instância de concentração política e social e, como tal, constitui-se em espaço de articulação entre governo e sociedade, com o…

“A agricultura urbana sana problemas alimentares onde a comida não chega” – André Biazoti, coordenador no projeto “Cidades Comestíveis”

Conversamos dessa vez com o André Biazoti, do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA), coordenador do projeto Cidades Comestíveis e conselheiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) da cidade de São Paulo. O assunto com o André, que é antigo ativista das causas ambientais, foi sobre a agricultura urbana em São Paulo. Inicialmente…

“Um tomate orgânico não é o mesmo produto que um tomate convencional” – Márcio Stanziani, Secretário Executivo da AAO

Fomos a sede da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) no Parque da Água Branca  conversar com o Márcio Stanziani, atual secretário executivo dessa ONG. Ele contou um pouco da história da AAO, ONG que é ator de destaque no desenvolvimento da agricultura orgânica na cidade de São Paulo. A AAO é responsável pela organização das…

Cooperação Multisetorial para o Desenvolvimento Econômico em Goiás

Gestores públicos, representantes do comércio, conselheiros municipais, representantes de associações comunitárias, educadores, entre outros atores sociais, das cidades de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás, estão trabalhando em conjunto para pensar novas perspectivas de desenvolvimento para os municípios. Essa cooperação entre setor público, sociedade civil e iniciativa privada pretende elaborar um plano de longo prazo…

Moratória da Soja completa dez anos

Quando a sociedade civil, a iniciativa privada e governos se unem para buscar soluções ambientais, os resultados podem ser surpreendentes e a prova prática disso é a Moratória da Soja, que acaba de completar dez anos de existência. Este acordo de mercado é resultado de uma das mais bem sucedidas campanhas do Greenpeace no Brasil…

Notícias do Portal do Consumo Responsável